Branding: 4 dicas para o sucesso de uma marca!

Você já ouviu falar em consumidor 3.0? Essa expressão é recente e surgiu como nomenclatura para o novo perfil de cliente. Basicamente, a ideia é que o consumidor tem se tornado mais exigente por conta das facilidades trazidas pela internet e pelos smartphones. Hoje, com um simples deslizar de dedos, ele possui acesso a toda informação de que precisa e pode comparar as empresas.

É nesse contexto que o branding se torna ainda mais importante, já que é fundamental que a sua empresa seja lembrada na hora em que o cliente for consumir produtos e serviços do seu segmento.

Muitos confundem a ideia de branding com a de logotipo porque estamos falando da consolidação de uma marca no mercado, certo? Acontece que o logotipo (o conceito visual de uma marca) é apenas um dos muitos elementos que compõem o branding. Na verdade, estamos falando de uma atividade estratégica, que envolve o posicionamento de uma marca no mercado.

Em outras palavras, vamos pensar em tudo: como o cliente deve perceber a nossa marca, elementos visuais, estratégias de marketing para nos firmarmos e até valores e conceitos abstratos. Assim, desenvolvemos uma identidade para essa marca, uma personalidade, para que o cliente possa lembrar de algo mais palpável.

Claro que algumas estratégias e ações de branding podem ajudá-lo. É justamente delas que vamos tratar agora. Acompanhe.

1. Defina a identidade da sua marca

Esse, certamente, é o primeiro passo na hora de desenvolver o branding da empresa. É preciso que a marca tenha conceitos bem definidos, como os valores e a postura diante do público, para que então seja possível a realização de estratégias de marketing e de vendas. Portanto, entenda bem o que é a sua marca antes de começar.

2. Mantenha presença nas mídias sociais

Definitivamente, as mídias sociais mudaram a forma como as empresas se posicionam no mercado. Hoje em dia, qualquer negócio tem a sua própria página. Essa é uma oportunidade para humanizar a sua marca e reforçar todos os seus valores.

Além disso, pode ser uma excelente plataforma para elaborar promoções e interagir com o público de interesse.

3. Publique conteúdos relevantes

Blog, newsletter e até mídias sociais — pode escolher. O fato é que a publicação de conteúdo tem sido uma excelente estratégia para que a marca se posicione no mercado.

Quando escreve um conteúdo de qualidade, a empresa está se posicionando como autoridade no assunto e, além disso, está tirando dúvidas reais do seu público de interesse.

4. Valorize a experiência do usuário

Para concluir as ações de branding, é muito importante desenvolver bem a experiência do usuário.

Isso significa que a empresa precisa pensar em todos os momentos em que o consumidor interage com o negócio: desde a usabilidade de um site, por exemplo, até a arquitetura de uma loja. Afinal, todos esses detalhes ajudam o cliente a perceber a sua marca.

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