Como atrair mais clientes usando o Marketing de Conteúdo?

Como atrair mais clientes usando o Marketing de Conteúdo?

Cativar uma carteira significativa de clientes é um dos objetivos das empresas. Adotando o marketing de conteúdo, é possível fazer isso gastando pouco em comparação a outras estratégias. A oferta de conteúdo de qualidade e de relevância faz a atração do cliente de forma mais natural para que a marca inicie o relacionamento.

Mas como construir esse conteúdo e aplicá-lo na sua organização? Continue a leitura e confira abaixo algumas dicas úteis!

Crie um site e um blog

Sem dúvidas, esse é o primeiro passo para implantar uma estratégia de marketing de conteúdo. Óbvio! Mas por que citar isso?

Ao criar um site e um blog deve-se optar por um design que favoreça a navegabilidade de seus leitores e, acima de tudo, que seja totalmente responsivo. Hoje, grande parte dos acessos no Brasil ocorrem em dispositivos móveis como celulares e tablets, e o site da sua empresa deve estar preparado.

Faça um planejamento

Ao fazer o planejamento defina para qual persona (perfil ideal de cliente) os conteúdos serão direcionados. Entenda seus hábitos, rotinas e objetivos e, com base nisso, determine quais serão os materiais trabalhados.

Se você possui uma empresa no ramo de educação, por exemplo, pode desenvolver conteúdos relacionados ao método de ensino que utiliza e de que modo ajuda no desenvolvimento das crianças ou o que os pais devem observar antes da escolha de uma escola.

O planejamento deve apresentar quais canais serão utilizados, como Facebook ou Instagram. Lembre-se de que essas plataformas necessitam de atualização constante e seus clientes precisam estar por lá.

Utilize conteúdos completos

Produza posts mais simples e trabalhe também com conteúdos mais completos. Além de auxiliar no ranqueamento de sua página no Google, as pessoas buscam por informações mais acabadas que podem ajudar na total compreensão sobre determinado assunto.

Para disponibilizar esse tipo de material, adote landing pages e aproveite para capturar dados sobre quem busca por ele. Para aumentar ainda mais a efetividade, utilize CTAs (Call-to-Action) de efeito, fugindo do padrão “baixar material”. Adote algo como “Quero receber meu material agora!” e aumente sua conversão em até 13%.

Elabore títulos chamativos

Quando seu cliente realiza uma pesquisa no Google, a primeira coisa que aparece para ele são os títulos de seus posts e você tem apenas 8 segundos para prender sua atenção.

Títulos que despertam a curiosidade ou que apresentam listas são os mais eficientes. Para comprovar é simples, realize qualquer pesquisa no Google e verá que, entre os resultados da primeira página, a maioria são do tipo “10 dicas para…” ou “5 maneiras de…”.

Cada vez que alguém clicar em sua postagem, você receberá um pontinho a mais no ranqueamento do Google.

Utilize recursos multimídia

Além da oferta de materiais escritos, aposte em infográficos, podcasts e vídeos. Você sabia que um vídeo pode aumentar sua taxa de cliques em até 65%?

Não se apegue apenas a um formato. Diversifique a sua oferta de materiais, e com isso, conquiste mais clientes e aumente as suas vendas!

Essas são algumas maneiras de atrair clientes utilizando o marketing de conteúdo. O que achou do post de hoje? Comente aqui ou deixe as suas dúvidas!