O bom relacionamento da sua empresa com seus clientes e parceiros depende de um bom planejamento de comunicação.

Como escolher a agência de comunicação certa para o meu negócio?

Para que o relacionamento da sua empresa com os seus clientes e parceiros funcione de forma mais natural e efetiva, é fundamental investir em comunicação. Só por meio de boas ações de comunicação, você poderá se certificar de que seu negócio falará na mesma língua das pessoas que você busca alcançar.

Uma boa agência de comunicação vai te ajudar a criar um planejamento de comunicação alinhado com a missão e os valores do seu negócio para que a sua mensagem seja transmitida de maneira correta e alcance cada vez mais pessoas.

Mas como encontrar a agência que melhor entenderá seus ideais e te conectará com essas pessoas? Quais critérios devem ser levados em consideração para tomar essa decisão? Continue lendo nosso post e confira 4 dicas para escolher uma agência de comunicação que se adapte aos propósitos do seu negócio.

Procure conhecer os serviços prestados pela agência de comunicação

A comunicação é um ramo amplo que envolve marketing, assessoria de imprensa, comunicação interna; e, mesmo dentro desses núcleos, há várias outras nuances: produção de conteúdo, marketing digital, gestão de redes sociais, assessoria de comunicação, criação e manutenção da imagem institucional da empresa, entre outras.

Ao escolher uma agência de comunicação, procure saber se a empresa presta todos os serviços que o seu negócio precisará. Se você ainda não tem certeza de quais são esses serviços, opte pela agência que ofereça o pacote mais completo de serviços. Quanto mais bem estruturado o mix de comunicação do seu negócio, mais eficiente será o seu relacionamento com o público de interesse.

Observe o perfil da agência

A essência do seu negócio requer uma linguagem mais divertida e calorosa ou algo mais contido e discreto? A agência que você está escolhendo tem um perfil compatível com o seu?

Obviamente, ao contratar uma agência de comunicação, ela vai elaborar ações de comunicação baseadas na identidade do seu negócio, adequando-se às peculiaridades do seu caso. Porém, se a identidade da própria agência for divergente demais da sua, essa falta de afinidade pode prejudicar o trabalho.

Busque saber de outros casos e clientes com quem a agência já trabalhou

É interessante verificar se a agência de comunicação têm outros cases de sucesso no mesmo segmento do seu negócio. Se a agência já tem precedentes de trabalho na área em que sua empresa atua, isso tornará mais fácil o fluxo da relação de vocês.

Uma agência com maior experiência no ramo terá mais a te oferecer e melhores condições de fornecer boas ideias, além de entender melhor as que você apresentar.

Analise o custo-benefício

Após ter analisado satisfatoriamente a afinidade da agência com os objetivos e valores da sua empresa, chegou a hora de fazer os cálculos.

O valor cobrado está compatível com a quantidade de serviços oferecidos? Qual o ticket médio de serviços para contratação? Será preciso contratar outros profissionais para complementar as ações ou realizar etapas específicas das ações de comunicação?

Não deixe de analisar também se os gastos que você terá estão de acordo com o orçamento disponível.

Os benefícios de uma comunicação efetiva são imensos para a consolidação da imagem da sua empresa, a manutenção do bom relacionamento com o público e a conquista de novos clientes e parceiros. Porém, tome os cuidados necessários para não comprometer a saúde financeira da empresa, o que pode fazer com que você precise interromper a execução do plano de comunicação no futuro, por falta de recursos.

Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração na hora de escolher uma agência de comunicação, assine a nossa newsletter para continuar recebendo conteúdo interessante que vai auxiliar seu negócio a se comunicar cada vez melhor!