As mídias sociais são essenciais para o marketing e relacionamento das marcas com seus públicos.

Como escolher as mídias sociais certas para minha estratégia?

Se a sua empresa não está presente nas mídias sociais, é bem provável que parte do seu público acredite que ela não exista. Essas plataformas já se tornaram essenciais para o marketing da maioria das marcas, porque são altamente usadas pelo público e oferecem diversas oportunidades para as empresas se destacarem.

No entanto, não basta apenas criar perfis em todas as mídias sociais disponíveis e esperar que o sucesso venha dessa forma. Você precisa pensar na estratégia ao escolher aquelas que melhor se encaixam à proposta do seu marketing.

Existe uma série de critérios que precisa ser levada em conta na hora de escolher as mídias sociais de uma empresa.

Além de gerar identificação com o público, é preciso também considerar o que cada plataforma tem a oferecer de benefício. Assim, você só deve incluir frentes de marketing eficientes no seu planejamento.

Precisa escolher as mídias sociais da sua empresa? Não deixe de levar em consideração os pontos a seguir!

Conheça o seu público

Para qualquer campanha de marketing é essencial que você conheça o público que pretende atingir. Entender os hábitos e o perfil dessas pessoas também ajuda na hora de escolher as mídias sociais que a sua marca vai utilizar.

Se a sua audiência está no Instagram, por exemplo, então você precisa estar lá. O Facebook é a plataforma mais popular do mundo, mas pode ser que outra mídia social seja a mais usada pelo seu público de interesse.

Entender os seus clientes também é fundamental para que o conteúdo publicado em suas mídias sociais gere identificação e consiga incentivar o engajamento. Além disso, é algo que influencia na escolha dos melhores dias e horários para postar.

Considere cada funcionalidade

Uma página no Facebook é completamente diferente de um canal no YouTube. O que mais distingue as mídias sociais são as funções que oferecem aos perfis e às marcas. De quais recursos você precisa para impactar o seu público?

Por exemplo, o Facebook conta com uma vasta variedade de formatos de publicação, indo desde textos e fotos até vídeos e transmissões ao vivo. Já o Snapchat permite criar posts que desaparecem em 24 horas.

Você deve escolher as mídias sociais com as funções que você necessita. Esse ponto tem muito a ver com o primeiro: dependendo das características e necessidades do seu público, pode ser que este ou aquele recurso seja considerado ideal.

Planeje integrações inteligentes

Ao escolher as mídias sociais da sua empresa, você não precisa e nem deve se limitar a apenas uma opção. O real valor dessas plataformas se revela quando são aproveitadas combinações entre elas.

Olhe para as mídias sociais que possuem identificação com seus objetivos e tente imaginar conexões. Uma possibilidade é replicar conteúdo de uma na outra, otimizando o seu tempo e aumentando seu potencial de visibilidade.

Só não confunda essa dica como um incentivo para estar presente no máximo possível de mídias sociais. Certifique-se de que a sua marca somente atue naquelas plataformas em que faz sentido atuar. Tenha em mente que excessos podem prejudicar a sua performance.

Gostou do nosso post sobre como escolher as mídias sociais para a sua estratégica? Quais opções se adequam melhor às suas expectativas? Deixe um comentário com a sua opinião.