Como escolher os KPIs para o marketing digital?

Como escolher os KPIs para o marketing digital?

Se você é gestor e não conta com uma equipe de comunicação na sua empresa, pode parecer complicada a definição de KPIs para o marketing digital. Bem, embora a tarefa não seja fácil, o primeiro passo você já deu. Afinal, se está lendo este post, já se convenceu da importância de utilizar KPIs para mensurar todas as suas ações, certo?

Sem dúvida, na hora de planejar uma estratégia, sai na frente quem entende que o principal diferencial do online em comparação ao marketing tradicional é o monitoramento dos dados. Com base neles, o desafio passa a ser extrair insights que ajudem na tomada de decisões mais assertivas.

Acompanhe o artigo de hoje e aprenda como os escolher os KPIs para o marketing digital.

O que é KPI?

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator. Mas, como é comum as pessoas confundirem KPI com métrica, vale ficar atento. Enquanto uma métrica é um número em estado bruto, o indicador-chave de performance associa uma métrica a um objetivo. Assim, são os KPIs que vão ajudá-lo a realizar escolhas mais inteligentes para o seu negócio.

Por que é importante ter KPIs para o marketing digital?

Todo mundo já ouviu que o que não é mensurado não pode ser gerenciado. E isso tem tudo a ver com o marketing digital. Contudo, apesar de a definição dos KPIs ser fundamental no planejamento de qualquer campanha, muitas vezes, na correria do dia a dia, eles acabam sendo deixados de lado.

Não permita que isso ocorra e opte por KPIs simples e de fácil mensuração para que toda a sua equipe possa acompanhá-los. Ao escolhê-los, tome cuidado também com as chamadas métricas de vaidade. Elas podem ser atraentes em um primeiro momento, como um alto número de curtidas em um post no Facebook, entretanto, não contribuem para o desenvolvimento de uma estratégia mais eficiente. Portanto, não as ignore, mas lembre-se de contextualizá-las para que a sua informação não fique incompleta.

Como escolher o melhor?

De maneira geral, os KPIs são divididos em estratégicos, táticos e operacionais. Veja a seguir o que significa cada um deles e confira alguns exemplos de métricas.

KPIs estratégicos

Os estratégicos são os KPIs primários, que costumam ser utilizados ao apresentar os resultados de um negócio para os gestores.

  • Quantidade de leads;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Tráfego;
  • Taxa de conversão.

KPIs táticos

Já os táticos são os KPIs secundários. Eles são capazes de dizer se a gestão de uma estratégia tem sido adequada ou não. Também ajudam na justificativa de escolha dos KPIs primários.

  • Custo por lead;
  • Custo por visitante;
  • Origem do tráfego.

KPIs operacionais

Os KPIs operacionais são acompanhados por profissionais de marketing e formam um conjunto bem mais amplo de indicadores.

  • Pageviews;
  • Bounce rate;
  • Pagerank;
  • Tráfego;
  • Visitantes (novos x recorrentes).

Já deu para perceber que não existe uma receita pronta para definir os KPIs para o marketing digital, não é mesmo? Por isso, vale a pena investir na contratação de uma agência especializada no online para otimizar suas estratégias e, assim, atrair mais clientes para sua empresa.

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