Como fazer planejamento de marketing digital?

Como fazer planejamento de marketing digital?

Uma boa campanha de marketing digital precisa contar com um planejamento competente para gerar bons resultados ao negócio. Essa etapa é bastante valiosa, porque é nela que as decisões mais importantes são tomadas, portanto, não deve ser negligenciada.

Um planejamento de marketing digital deve seguir alguns passos essenciais que ajudam a garantir o máximo de informações relevantes para a estratégia e a abordagem adequada em suas iniciativas. O meio digital possui diversas possibilidades, por isso, é bastante fácil se perder e apostar em ideias erradas.

Quer fazer planejamento de marketing digital? Então siga os passos a seguir!

1. Determine seus objetivos

Antes de colocar a mão na massa, você precisa saber qual é o seu objetivo com o marketing digital. Por que esse planejamento está sendo feito? O que você pretende conquistar com a ajuda da Internet?

Alguns objetivos comuns são o aumento de visibilidade, vendas, autoridade, entre outros. Leve em conta quais são as principais necessidades da sua empresa e determine qual será o foco.

2. Estude seu público

Para fazer planejamento de marketing digital com eficiência, você deve ter em mente quem é a audiência que pretende atingir. As características desse público serão determinantes para todas as decisões tomadas na sua estratégia, portanto, não apresse esse ponto.

Procure saber quais são as necessidades dos seus clientes potenciais e o que costuma ser motivador em suas escolhas. Tenha em mente dados como gênero, faixa etária, localização, entre outros.

3. Faça um benchmark

Você precisa saber o que outros players do mercado estão fazendo para que o seu planejamento de marketing digital seja eficiente. Procure o site e os perfis em redes sociais dos seus principais concorrentes e analise bem o que encontrar.

A partir dessas análises, você deve buscar pelas decisões estratégicas escolhidas por esses concorrentes. A função de um bom benchmark é revelar oportunidades vantajosas para sua empresa.

4. Escolha os canais

O ambiente digital está repleto de canais de marketing que a sua empresa pode aproveitar para atingir seus alvos. Entre eles, estão site, blog, redes sociais, e-mail marketing e mídia paga.

O que vai determinar as melhores opções é o que você sabe a respeito do perfil do seu cliente potencial e os objetivos da sua campanha. Leve tudo isso em conta ao estruturar o seu planejamento de marketing.

5. Aponte seus KPIs

Nesse ponto, é importante relembrar quais são os seus objetivos. Agora é o momento de determinar quais métricas serão capazes de apontar o seu sucesso.

Por exemplo, um dos KPIs pode ser o número de vendas conquistadas. No entanto, outros indicadores podem ser incluídos, como a taxa de conversão e o custo por aquisição.

Para tornar esse processo mais fácil e eficiente, a sua empresa precisa contar com uma agência de marketing digital. Ela será capaz de estruturar a estratégia ideal para as suas necessidades e apontar os caminhos que você precisa seguir para obter os melhores resultados. Além disso, você poderá ter o auxílio de profissionais experientes e acesso às mais novas tecnologias da área.

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