Como utilizar plataformas de streaming em estratégias de comunicação?

O conceito de plataformas de streaming surgiu com a evolução da internet: são multimídias (vídeo, música, fotos, entre outros) transmitidas por dados em plataformas digitais. O diferencial dessas ferramentas é a facilidade de acesso e a interação entre os participantes.

Por meio de transmissões contínuas, o conteúdo não tem a obrigatoriedade do download para sua reprodução, permitindo que o usuário acesse conteúdos protegidos por direitos autorais. Alguns exemplos de plataformas que utilizam este conceito são o YouTube, Netflix, Facebook, Spotify, Instagram, Snapchat e Periscope.

Abordaremos a seguir, como as plataformas de streaming podem ser aproveitadas em estratégias de comunicação e marketing. Confira!

Quais as principais vantagens das plataformas de streaming

O crescimento contínuo pelos serviços de streaming é justificado pela sua praticidade. As vantagens de utilizar essa plataforma em estratégias de comunicação estão baseadas em:

  • maior possibilidade de personalização;
  • necessidade de fortalecer uma marca no cotidiano do consumidor;
  • onipresença, ou seja, estar em todas as plataformas que o usuário está;
  • diversidade dos canais de comunicação e das suas linguagens;
  • rapidez com que a informação chega ao usuário e no feedback dado por ele.

Como utilizar a plataforma de streaming nas empresas

A tendência é que sua utilização pelas empresas, como forma de se conectar com colaboradores, parceiros e clientes, também aumente a cada dia. Segundo um estudo realizado em 2016 pelo Content Marketing Institute, mais de 60% das empresas já utilizam o webinar como forma de comunicação com steakholders, com índice de eficiência de 60%.

Empresas como Adidas, que lançou um aplicativo que adapta a playlist do Spotify, ao ritmo da corrida do usuário, e a Avon, que divulgou o lançamento de uma linha de cosméticos com uma playlist que reforça o empoderamento da mulher, são empresas que utilizam o streaming corporativo, como estratégia de marketing.

Como utilizar a plataforma de streaming

As estratégias com o uso da plataforma de streaming geram mais visibilidade e aumento das vendas, que possibilita uma comunicação mais eficiente da empresa, além do alcance de mercados não explorados.

Com essa ferramenta pode-se definir com mais assertividade, o público de interesse pela marca e segmentar a venda, tornando a estratégia de marketing mais eficiente. Listamos 3 dicas para sua empresa utilizar essa plataforma:

Faça transmissões ao vivo

Hoje, as redes sociais permitem a realização de transmissões ao vivo. Isso aumentou o alcance das chamadas “lives”, antes, produzidos com mais frequência no Periscope.

Sua maior vantagem é o feedback imediato do público, além de sua repercussão para reforçar também o posicionamento da marca com seus clientes.

Produza webséries

São vídeos divididos em episódios, que podem ser publicados no YouTube, Vimeo, ou em seu próprio site. Sua vantagem é despertar o interesse pela ansiedade da espera, e sua frequência pode variar de acordo com o impacto que a empresa deseja causar.

Produza webinars

Seminários online que podem assumir diversos formatos como aulas, debates, reuniões, apresentação de produtos, etc.

As salas de conferência permitem o compartilhamento de documentos, de conversa por meio de chats, e apresentações em vídeos. Sua vantagem é dar ao palestrante a possibilidade de interação entre as partes em tempo real.

São de fácil utilização, porém, é importante saber utilizar com antecedência todas as ferramentas que ela proporciona para não descredibilizar o apresentador.

Sobre o assunto, vale ressaltar ainda que a utilização do streaming é fato gerador de cobrança pelo ECAD quando há exploração econômica do titular da obra, como na utilização de playlists do Spotify para sonorizar ambientes, por exemplo.

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