Compliance e comunicação digital: como utilizar essas estratégias de forma conjunta?

Compliance e comunicação digital: como utilizar essas estratégias de forma conjunta?

Condutas éticas por parte de todos os colaboradores é fundamental para garantir a integridade de uma instituição. Nesse sentido, a adoção de políticas de compliance e comunicação digital estão cada vez mais presentes no mundo corporativo.

Ignorar a importância de criar estratégias para estipular e manter normas de condutas nos processos internos da empresa pode ser fatal para o seu negócio.

Neste post, vamos mostrar as principais diferenças entre compliance e comunicação digital e como utilizar essas estratégias de forma conjunta para preservar a integridade empresarial.

Além disso, você entenderá por que vale a pena ter um bom sistema de governança em sua corporação. Vamos lá?

Entenda os conceitos de compliance e comunicação digital

A palavra compliance vem do verbo inglês to comply, que significa “agir de acordo com alguma regra ou ordem”. 

Na perspectiva empresarial, o conceito de compliance pode ser entendido como o processo de estabelecimento de regras internas de conduta, a fim de assegurar a ética em todos os procedimentos internos relacionados ao negócio.

Já o termo “comunicação digital” consiste no conjunto de normas que visam garantir o comportamento adequado e responsável no uso de tecnologias.

Descubra as principais diferenças entre compliance e comunicação digital

O compliance atua na fase de definição e estabelecimento de regras, procedimentos e também no treinamento dos colaboradores de diversas áreas (inclusive da direção) para mitigar transgressões éticas no ambiente corporativo.

A comunicação digital, nesse cenário, tem o papel de disseminar essas informações entre os colaboradores e stakeholders com quem a empresa se relaciona.

Confira como usar compliance e comunicação digital de forma conjunta

Uma vez que as instituições incorporem programas de compliance, é natural que a área de comunicação seja envolvida nesse processo.

Atualmente, as mídias digitais são os meios de comunicação mais importantes para serem usados pelas empresas.

Portanto, usar esses canais de forma estratégica é essencial para gerir melhor o relacionamento interno e externo da instituição.  

Veja a importância de ter um bom sistema de governança corporativa

A governança corporativa é um sistema em que as organizações são geridas e monitoradas.

Esse sistema envolve todos os relacionamentos internos da empresa (entre sócios, conselho administrativo, diretoria, órgãos regulamentadores), como também com os stakeholders.

Um sistema de governança possui como princípios básicos a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. A adoção desses princípios resultam em um clima organizacional de confiança, tanto internamente como nas relações com terceiros.

Ter um bom sistema de governança corporativa, portanto, é essencial para gerar mais autonomia, agilidade e transparência às atividades que a empresa realiza.

Dessa forma, desenvolver compliance e comunicação digital dentro das corporações são estratégias que possibilitam a manutenção de condutas e práticas éticas por parte de todos os colaboradores e envolvidos com o negócio. Além disso, um sistema de governança corporativo tem também grande relevância para reduzir as externalidades negativas e aumentar as práticas positivas das organizações. 

Você tem alguma dúvida ou quer compartilhar mais dicas sobre como usar o compliance e a comunicação digital de forma efetiva nas empresas? Então deixe aqui seu comentário, assim poderemos lhe ajudar!