Conheça 5 tipos de marketing e saiba aplicar em sua empresa

O marketing é um processo intrínseco ao nosso cotidiano e pode ser definido como um conjunto de estratégias, processos e técnicas que buscam melhorar o desempenho de uma empresa.

Existem vários tipos de marketing e que podem ser aplicados em diferentes situações, mercados e empresas. Entender a diferença entre esses tipos, quais as vantagens e desvantagens de cada um e quando usá-los, é essencial para que você se destaque dos seus concorrentes.

Portanto, selecionamos alguns tipos de marketing para você ficar por dentro do assunto. Confira!

1. Marketing digital

Engloba todas as ações de marketing disponibilizadas no âmbito da Internet.

Esse tipo possui um alto potencial de interação com os usuários e tem, geralmente, um ROI (retorno sobre investimento) maior que o do marketing tradicional. Outra vantagem é a desnecessidade de lidar com impressão em papel, tornando o processo de produção do marketing digital mais rápido.

A desvantagem é que suas estratégias precisam ser atualizadas constantemente para acompanhar as mudanças nos hábitos de consumo. Além disso, o desempenho deve ser monitorado com frequência por meio de ferramentas, como Google Analytics, e de mecanismos de busca (SEO).

Pode ser utilizado por todas empresas, principalmente no cenário atual, onde a presença das marcas do mercado online está cada vez maior.

2. Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, nessa categoria, os clientes conhecem a empresa e seus produtos por meio da produção de conteúdos relevantes.

O Inbound Marketing direciona os esforços para os clientes potenciais da marca, diminuindo os gastos com estratégias que não são bem-sucedidas e com custos de divulgação. Outra vantagem é o foco em agregar valor e oferecer informações em vez de interromper uma atividade do dia a dia do cliente.

A empresa deve ter atenção redobrada para que as informações sejam transparentes e para que o call to action (CTA) seja bem-feito e possibilite a conversão de leads. Se você não cuidar desses pontos, sua empresa pode gastar dinheiro e não obter nenhum resultado.

O Inbound Marketing também pode ser usado em todo tipo de empresa, B2B ou B2C.

3. Outbound Marketing

São as estratégias que tentam atrair o consumidor de forma incisiva e direta. Propagandas em televisão, telemarketing, e-mails de spam e anúncios de revistas são alguns exemplos.

Existem várias técnicas que podem utilizadas, e quando o Outbound Marketing é associado de maneira correta ao Inbound Marketing, os resultados são evidentes.

No entanto, buscar o cliente em momentos inesperados pode parecer invasivo e surtir efeito negativo. Seu custo de implantação é muito alto e os resultados dificilmente mensuráveis.

O Outbound Marketing é indicado para empresas que buscam um modelo de comunicação em massa.

4. Remarketing

Utiliza de tecnologias, como Big Data Analytics, para acompanhar o comportamento do cliente e expor, em sua rede social, por exemplo, anúncios de sites que já foram visitados. É uma tentativa de “repescagem” do cliente.

Como o Remarketing direciona as estratégias para os consumidores que possuem interesse pelo produto, o potencial de conversão é alto. No caso de “abandono de carrinho” no e-commerce, pode ser o empurrão que faltava para o consumidor finalizar a compra.

A desvantagem dessa modalidade de marketing é o prazo para a elaboração da estratégia, que geralmente é de 30 dias. Além disso, pode ser falha e pouco abrangente, pois funciona por meio da habilitação de cookies — que podem ser bloqueados pelo cliente.

É mais utilizado por empresas que tem como objetivo a divulgação de produtos.

5. Marketing social

É a promoção de ideias, comportamentos e atitudes que geram impactos positivos na sociedade. Demonstra para os clientes o nível de comprometimento social das empresas e é um grande diferencial competitivo.

É uma estratégia de confirmação, dessa forma as empresas que já estão consolidadas no mercado conseguem um desempenho melhor.

Como abordado, existem vários tipos de marketing e cada um possui suas particularidades. Por isso, é importante identificar, avaliar e escolher uma ou várias estratégias que se complementam, para alcançar os melhores resultados.

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