Comunicação interna pode ajudar no alcance de metas da empresa

Conheça 6 ferramentas digitais para ajudar na Comunicação Interna

Muitos empresários se descuidam da comunicação interna por acreditarem que ela não tem importância e acabam dando muito mais relevância para a comunicação externa.

Porém, se houver uma boa sintonia entre os profissionais da empresa, se eles conviverem em um ambiente em que todos saibam seus papeis e quais são as metas da firma, as chances de elas serem alcançadas são muito maiores!

Sendo assim, conheceremos aqui 6 ferramentas digitais para comunicação interna que podem aprimorar o relacionamento dos colaboradores entre si! Confira:

1. Intranet

Um sistema intranet é uma rede privada digital à qual somente os colaboradores têm acesso. É considerada uma boa ferramenta por conseguir integrar departamentos e facilitar o trabalho em grupo.

Ela é bem vista também porque pode ajudar a criar uma cultura interna sólida, podendo ser utilizada para dar informações institucionais, divulgar tarefas e aumentar a produtividade.

2. Newsletter

A newsletter, já conhecida das instituições, antes era apresentada de forma física, como uma revista, por exemplo. Porém, esse modelo é mais caro e ainda causa um impacto ambiental negativo.

Portanto, as newsletters digitais substituíram o modelo físico na comunicação interna das empresas. A ferramenta é um espaço de divulgação de informações da firma, além de ser uma oportunidade para deixar mensagens motivacionais para os funcionários.

Como não há garantia de que o colaborador vai abrir a newsletter, o responsável por ela tem que fazer de tudo para deixá-la atraente. Para isso, ele deve fazer com que os funcionários se sintam parte da mensagem trazida por meio de reconhecimento, por exemplo.

3. E-mail

De ultrapassado o e-mail não tem nada! Ele ainda é muito utilizado na comunicação interna das empresas. Por ser simples e diversos colaboradores já estarem acostumados e ‘conectados’, ele é usado para avisar sobre novidades, reuniões, mudanças estratégicas, etc.

Mas não se esqueça: deve-se tomar cuidado com a quantidade de e-mails enviados, afinal, alguns funcionários podem receber diversos e-mails por dia e os enviados pela empresa podem acabar se perdendo no meio de tanta correspondência digital.

4. Rede Social Corporativa

O interessante das redes sociais corporativas é que elas podem auxiliar na comunicação interna e externa da organização. Elas reúnem em uma plataforma online os profissionais da empresa, clientes e parceiros. Se a instituição preferir, a rede pode ser utilizada somente para a comunicação interna, reunindo apenas os profissionais da empresa.

A plataforma funciona como uma rede social comum, tem baixo custo e disponibiliza serviços de computação (banco de dados, armazenamento, análise etc.) na nuvem. Ela pode até melhorar o resultado do trabalho feito, pois a comunicação entre os envolvidos torna-se mais rápida e fácil.

5. Vídeos

As videoconferências podem ser utilizadas para treinamentos, reuniões, comunicados, ou seja, para transmitir diversos tipos de informação sobre a empresa. Elas são uma forma moderna que as instituições encontraram de se conectarem e se comunicarem com os funcionários.

Os vídeos gravados ou realizados ao vivo também solucionam um problema comum: a ausência de determinados profissionais em momentos importantes para a firma. Além disso, as videoconferências tendem a ser assistidas pelos colaboradores e são uma forma mais fácil de assimilar o conteúdo.

6. Apps

Alguns aplicativos também podem descomplicar a comunicação interna como o Slack, por exemplo, que centraliza seus canais de conversa. Ele os separa por assunto, área e o que mais o empresário achar importante. Além disso, possibilita a abertura de conversas privadas deixando a comunicação mais rápida. Ele é indicado para momentos em que a caixa de e-mails está lotada.

Treco é outra ferramenta que organiza as tarefas da instituição. Com ela é possível montar quadros por áreas ou projetos, por exemplo, e inserir listas e arquivos. Trello permite ainda que se adicione pessoas em projetos para que elas fiquem responsáveis por eles e acompanhem o desenvolvimento da tarefa.

É interessante fazer um perfil comportamental dos colaboradores para que a empresa saiba qual dessas ferramentas digitais para comunicação interna são as melhores para se conectar com eles.

Com o conhecimento de diversas plataformas e sabendo quais são as mais adequadas para o seu negócio, a comunicação interna evoluirá. Assim, o trabalho em grupo fluirá e os resultados também poderão ser aperfeiçoados!

Para saber mais sobre o assunto curta a nossa página no Facebook!