Conheça as 3 principais tendências em marketing e comunicação para 2018

Conforme novas tecnologias se tornam acessíveis para o grande público, é natural que seu comportamento como consumidor seja imediatamente afetado, criando novos costumes e maneiras de comprar pela internet. Por isso, entender como as novas tecnologias avançam é fundamental para aproveitar as tendências de marketing que surgirão com a sua popularização.

Entender cenários futuros e como essas perspectivas vão influenciar o comportamento dos consumidores é uma competência primordial para que as empresas possam direcionar corretamente suas marcas, para que alcancem uma vantagem competitiva diante do mercado.

Pensando nisso, separamos 3 fortes tendências de marketing que vão fazer a diferença em 2018, para que você possa começar este novo ano atualizando sua empresa e suas estratégias. Confira a seguir!

1. Chatbots

São softwares que trabalham e gerenciam trocas de mensagens entre a empresa e seu cliente. Eles podem ser instalados dentro de sites, aplicativos, e até mesmo redes sociais, variando de acordo com a necessidade de sua empresa.

Podendo variar largamente em complexidade, os chatbots são ótimas ferramentas para o marketing digital, pois permitem um contato rápido e objetivo com seus clientes, tirando suas dúvidas e/ou direcionando clientes para ações específicas de interesse da empresa, como uma compra ou o preenchimento de um formulário de contato.

Mais do que isso, oferecem às organizações uma redução de custo considerável se comparado ao custo de um atendente humano, principalmente ao se considerar que o chatbot funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode atender um número ilimitado de clientes simultaneamente.

2. Inteligência artificial

As discussões sobre IA não são recentes, mas é inegável que, a cada dia que passa, essa tecnologia se torna mais presente em nosso cotidiano. Hoje, a inteligência artificial já pode nos ajudar a obter uma quantidade considerável de informações que simplesmente não conseguiríamos sem ela.

Entretanto, muito mais do que o uso da IA para descobrir sobre os costumes de seus clientes e consumidores, ela pode se tornar muito ativa em todas as suas estratégias digitais. Pode-se usar IA, por exemplo, para incrementar chatbots, criando conversas mais humanas e de linguagem mais natural; é possível ensinar um software a tomar decisões baseadas em dados reunidos sobre seus clientes; reconhecer imagens; otimizar anúncios; etc.

Inteligência artificial é, sem dúvida, uma das tendências mais fortes para o marketing nos próximos anos. Por isso, manter-se atualizado com seus avanços e começar a usar isso a seu favor o quanto antes certamente pode colocar a sua empresa em vantagem com relação a seus concorrentes.

3. Realidade virtual

Muito embora chame bastante atenção, causando até mesmo espanto em algumas situações, não é incomum acharmos que essa é uma tecnologia tão inovadora que ainda não estamos prontos para utilizá-la.

No entanto, a realidade virtual já está presente em nossas vidas, e deixar de experimentar o seu uso seria, literalmente, correr o risco de ser deixado para trás. Essa tecnologia já vem sendo usada, principalmente, para auxiliar na decisão de compra, permitindo que usuários visualizem melhor produtos e serviços.

Ao mesmo tempo, ela pode ser usada para uma demonstração de experiência, ao mostrar para um potencial cliente exatamente como funciona o ambiente no qual ele será inserido, antes mesmo da tomada de decisão. Uma instituição de ensino, por exemplo, pode dar ao aluno a exata noção de como será sua experiência de aula, laboratório, entre outras opções, que o ajudarão a tomar uma decisão mais assertiva e rápida.

Cada uma dessas tendências citadas acima pode — e certamente vai — trazer ótimos resultados para o seu negócio se aplicadas com o devido cuidado e atenção. Por isso, mensurar os resultados é também essencial para que se possa sempre otimizar o uso de novas tecnologias.

Naturalmente, ainda existem outras tendências de marketing que devemos acompanhar, por exemplo: internet das coisas, design thinking, growth hacking, entre outras. Por isso, é importante se manter sempre em dia com o surgimento e o uso de novas tecnologias e tendências de mercado, garantindo, assim, um posicionamento sempre à frente da concorrência.

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