Desvendamos 5 grandes mitos do marketing para você

Nos últimos anos, temos acompanhado uma evolução significativa do marketing. Novas estratégias, métricas, ferramentas, especialistas, cases de sucesso… sempre há uma ideia nova para aplicar no dia a dia.

Apesar do acesso a tantas informações, ainda é comum que alguns conceitos errados sejam propagados no mercado. O trabalho de marketing e publicidade têm papel decisivo dentro de uma empresa e, por isso, não deve ser baseado em falsas crenças.

Para esclarecer algumas dúvidas, neste artigo, vamos desvendar 5 mitos do marketing. Acompanhe!

1. Copiar a concorrência sempre é a melhor opção

Toda estratégia de marketing envolve uma pesquisa de mercado, e claro que analisar a concorrência é importante. Algumas empresas insistem em copiar tudo o que os concorrentes fazem, achando que conseguirão os mesmos resultados.

Os benefícios podem até ser os mesmos, mas o modelo utilizado pode ficar desgastado com o tempo. Os consumidores sempre buscam novidades, e se uma empresa só segue a concorrência ao invés de criar suas próprias ideias, acaba ficando para trás.

2. Pagar para divulgar é um custo

O marketing não deve ser encarado como um custo, e sim como um investimento essencial para a sobrevivência da empresa. Esse trabalho não se resume apenas em fazer campanhas de divulgação, já que possui também uma ligação direta com a parte financeira e estratégica do negócio.

Aqui entra um mito de que só grandes organizações precisam investir na divulgação da marca, o que não faz sentido. São justamente as pequenas e médias empresas que dependem desse trabalho para conseguir obter um bom faturamento.

3. O dono da empresa sempre sabe o que o mercado quer

É claro que existem muitos empresários antenados com o mercado, mas a verdade é que grande parte deles não consegue enxergar o que realmente acontece. O erro está em ter apenas uma visão de dentro para fora e não considerar aspectos como as exigências do consumidor, a atuação da concorrência, entre outros.

Muitas vezes, as expectativas do dono de uma empresa em relação ao mercado são totalmente irreais, o que pode trazer grandes transtornos e afetar os resultados.

4. Planejar é perda de tempo

Muitas empresas preferem não ter uma equipe de marketing qualificada, realizando a divulgação sem nenhum planejamento. O que para uns pode parecer uma economia de tempo e dinheiro, na verdade, é um verdadeiro tiro no pé.

A falta de uma pesquisa de mercado pode fazer com que a marca não consiga atingir seus objetivos, fazendo com que todos os investimentos caiam por água abaixo.

5. Marketing de conteúdo se resume em post para blog

Esse é um dos mitos do marketing mais propagados atualmente. Um blog é um canal que pode trazer muitos resultados positivos dentro do marketing de conteúdo, mas essa estratégia não se resume em escrever e postar textos. Existe um trabalho de identificação de personas, SEO, nutrição de leads, monitoramento de resultados e outros processos que exigem bastante conhecimento.

Viu como ainda existem muitos conceitos errados que podem impactar o desempenho de um negócio? Abrir a mente e buscar informações atualizadas é uma forma de manter a empresa sempre competitiva. Neste artigo, nós desvendamos 5 mitos do marketing. Acha que mais pessoas precisam desconstruir esses conceitos? Então compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!