Evite esse tipo de estratégia porque o Facebook está atento.

Facebook começa a esconder links que possam ser pegadinhas

O Facebook vai começar a esconder links do seu feed de notícias que possam ser “pegadinhas”, também chamadas de “caça-clique”. O recurso foi criado em 2016, mas apenas em inglês, mas nesta quarta-feira, ele começou a ser testado em novos idiomas, entre eles o português do Brasil. A ideia principal é enfraquecer postagens que omitem e/ou exageram detalhes de uma história. Por exemplo:

“Corinthians fecha contrato com atleta que atua na Europa”

Quando você ler uma manchete como esta, não sabe quem é o jogador, qual é o clube europeu e o porquê da notícia ser relevante. Na curiosidade, acaba clicando só para descobrir que se trata de um reserva desconhecido na Ucrânia. Outro exemplo de “caça-clique” é:

“Ator de Hollywood filma animal selvagem e você não imagina o que aconteceu!”

A girafa boceja. Num vídeo do Instagram de 3 segundos. Postado na conta do ator coadjuvante daquela comédia B dos anos 1990.

Caça às bruxas (falsas)

Essa é a mais recente de uma série de iniciativas do Facebook para barrar conteúdos enganosos e/ou ofensivos na plataforma. Neste ano, a empresa já anunciou uma força-tarefa para excluir vídeos de violência mais rapidamente e um guia para os usuários identificarem notícias falsas.

A estratégia do Facebook e de outras empresas de tecnologia, como o Google, é bombardear a rentabilidade do negócio da criação de conteúdo falacioso. Apesar de concordarem que o problema não surgiu agora, as duas companhias só começaram a se movimentar com mais força no ano passado: o Facebook, após ser acusado de permitir que sites de “fake news” manipulassem a opinião pública durante a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Como se fosse spam

O novo recurso “anti-pegadinhas” opera da mesma forma que um filtro de spam do seu serviço de e-mail. Uma inteligência artificial (ou algoritmo) é “treinada” para repetir o comportamento e dar menos destaque às postagens que tem cara de enganação. Da seguinte forma:

  • Links categorizados como ‘caça-clique’ irão aparecer mais abaixo no feed de notícias;
  • Não há indicações ou observações visuais de que um link foi considerado ‘caça-clique’ pelo Facebook;
  • Páginas verificadas e usuários regulares são submetidos aos mesmos critérios de avaliação;
  • Não é possível configurar o uso ou não da classificação de ‘caça-clique’. Ela é implementada para todos;