Leads: entenda melhor seu cliente e prepare conteúdos mais eficientes.

Geração de leads: por que está todo mundo falando disso?

O assunto do momento é geração de leads. E não poderia ser diferente! Com eles, você pode entender melhor o seu cliente, preparar conteúdos eficientes e avaliar de forma mais objetiva sua equipe de vendas.

No post de hoje, mostraremos o que são leads, qual é a sua importância e como atraí-los com qualidade. Quer saber mais? Então confira o nosso post de hoje!

O que são leads

No Marketing Digital, lead é um potencial consumidor da marca que mostrou interesse em adquirir seu serviço ou produto. Para atraí-lo, é necessário produzir conteúdo com qualidade, relevância e utilidade.

Nessa fase, ele pode não saber que possui problemas. Portanto, os materiais devem ser elaborados para educá-lo e demonstrar quais são os principais erros que esse usuário comete nas suas práticas ou estratégias.

Entretanto, todo trabalho será comprometido caso você não tenha as informações básicas do visitante. Por isso, ao fim de cada material produzido, deve-se incluir uma chamada para ação (call to action — CTA). Com esse recurso, o usuário aceita manter contato com a empresa em troca de conteúdo útil. A partir desse momento, inicia-se o relacionamento desse indivíduo com a organização — e podemos dizer que ele se tornou um lead.

Importância estratégica da geração de leads

Os leads são muito importantes para o êxito da sua estratégia. Confira os motivos!

Conhecimento do público

Conhecer e entender quais são os principais medos, problemas e anseios dos leads fará com que sua abordagem seja mais interessante para os usuários, uma vez que você atacará a raiz dos problemas que eles possuem, induzindo-os a revelar quais são as suas necessidades.

Conhecimento de mercado

Entender melhor os hábitos e necessidades dos leads auxilia na prestação de serviços para os seus clientes. As demandas deles poderão se transformar em novas abordagens e produtos, aperfeiçoando a sua percepção e atuação em relação ao mercado.

Compreensão dos problemas

Educá-los permitirá que sua empresa entenda, a partir de métricas, quais são as áreas mais problemáticas da sua estratégia — seja na atração, no convencimento ou durante o ato da compra. Dessa maneira, os problemas serão corrigidos adequadamente.

Classificação dos leads

O lead MQL (Marketing Qualified Leads) é aquele que já está educado. Ele já interagiu com seus materiais, compreende o que deseja e pode conhecer a sua empresa. Embora esteja interessado, não se sabe, a essa altura, se ele comprará seus produtos ou serviços.

Por outro lado, SQL (Sales Qualified Leads) significa leads qualificados para venda. Nessa fase, é possível identificar se o consumidor está próximo da compra, pois o interesse dele naquilo que você fornece é visível.

Aqui, o usuário já sabe que a sua empresa possui a solução para os problemas dele. Estando devidamente qualificado, ele — provavelmente — possui dinheiro para adquirir a solução apresentada.

Após averiguação do departamento de marketing, os leads que deixaram de ser MQL para se transformarem em SQL devem ser repassados à equipe de vendas. A partir desse momento, será esse time que deverá entrar em contato e fechar o contrato.

Dicas para atrair mais leads

Veja 3 dicas para você aumentar o número de leads relevantes!

1. Faça conteúdo de qualidade

Como vimos, a melhor forma de atrair contatos é fazer conteúdos de qualidade, úteis e relevantes. Quanto mais interessantes e atraentes forem os seus materiais, maior será a probabilidade de mais pessoas desejarem interagir com eles.

2. Aprimore a sua landing page

Aperfeiçoe a sua landing page, de forma que as pessoas sintam desejo por receber seu conteúdo. Verifique se os seus CTAs têm cores, posições e tamanhos ideais para seus visitantes. Além disso, certifique-se de incluir informações suficientes para segmentar esses usuários, mas sem fazê-los desistir de completar a ação.

3. Divulgue seu conteúdo

Também não será útil ter bons conteúdos e landing page se ninguém conferir os seus materiais. Então utilize alguns recursos, como:

  • SEO: para que o seu conteúdo seja otimizado nas ferramentas de busca;
  • redes sociais: para os usuários visualizem o que você produz;
  • comentários naturais em grupos e fóruns a fim de auxiliar as pessoas.

Gerar relacionamento entre a empresa e os visitantes ideias é uma iniciativa capaz de aumentar as vendas, fidelizar os clientes e melhorar a compreensão do mercado.

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