Também conhecido como Marketing de atração tem objetivo de despertar o interesse das pessoas por sua marca.

Inbound Marketing: você sabe o que é e como realmente funciona?

Muito se fala em Inbound Marketing e a importância dele nos dias atuais. Negócios de todos os ramos adotam essa estratégia para conseguir mais clientes e aumentar as vendas ou para conquistarem autoridade no segmento de atuação. O Inbound é uma estratégia completa de marketing e veio para ficar.

Mas, afinal, você realmente sabe o que é e como ele funciona? Para acabar com suas dúvidas, confira agora os pontos mais importantes sobre o Inbound Marketing!

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing tem o objetivo de despertar o interesse das pessoas. Em oposição ao marketing tradicional, chamado de Outbound Marketing, ele tenta não interromper o público para mostrar uma propaganda.

A base do Inbound é a produção de conteúdo relevante para que, assim, a companhia não tenha que brigar pela atenção de uma audiência. Nesse marketing, o cliente é quem procura pela empresa e não o contrário.

Por que ele é importante?

O Inbound Marketing tem feito muito sucesso especialmente por causa das facilidades que surgiram com a Internet. Antes, as opções de entretenimento e informação eram restritas, basicamente, a rádio, TV, jornais e revistas. Assim, as propagandas interruptivas eram o principal meio de comunicação entre empresas e potenciais clientes.

Na era da Internet, porém, tudo mudou. Agora, o usuário tem certo controle sobre as informações que recebe e pode, facilmente, procurar outro site, pular os comerciais, substituir a TV e o rádio pelos serviços de streaming e assim por diante.

Com isso, as propagandas baseadas em interrupção perderam força e deixaram de ser a principal maneira de fazer marketing. Se quiser ganhar a atenção de uma pessoa, a organização terá que conquistá-la.

Como funciona?

O Inbound Marketing tem 3 pilares: Search Engine Optimization (SEO), Marketing de Conteúdo e Estratégia de Mídias Sociais. Vale dizer que essas não são as únicas formas de fazer Inbound, mas costumam ser o ponto de partida.

Por meio da produção de conteúdo relevante, o negócio conquista a permissão para se comunicar diretamente com um público específico. Confira como isso funciona na prática!

Blog

No blog, são abordados temas relevantes para o público. O objetivo é que, quando alguém fizer uma pesquisa sobre dúvidas relacionadas ao seu ramo de atuação, o blog da empresa seja encontrado.

SEO

O uso de SEO vai garantir que os seus posts fiquem melhor posicionados nos mecanismos de busca, especialmente no Google. Para isso, será preciso analisar as palavras-chave relevantes para o negócio.

Além das palavras-chave, os algoritmos de ranqueamento usados pelos buscadores levam em conta dezenas de fatores, como a facilidade de leitura do texto, a originalidade do conteúdo, a adaptação da página aos dispositivos móveis etc.

Mídias Sociais

São uma forma poderosa de divulgação e interação entre empresas e potenciais clientes. Ter uma presença forte nas redes sociais vai trazer mais visitas para as páginas do negócio.

Leads

Lead é um visitante que passou para o próximo estágio da comunicação e forneceu alguma informação para que a organização possa entrar em contato com ele. Como fazer isso? Oferecendo algo além dos posts: e-books, vídeos, uma consultoria grátis, etc.

E-mail

Com as informações, você pode manter uma comunicação constante com o potencial cliente, normalmente por e-mail. Alimente a comunicação com conteúdo relevante até que o lead esteja pronto para decidir pela compra do produto ou contratação do serviço.

Conversão e fidelização

Quando o lead está, finalmente, pronto para fazer a compra, é hora da equipe de vendas entrar em ação.

Após as vendas, o marketing continua trabalhando para fazer com que o cliente veja a marca como uma autoridade e referência no ramo. Assim, ele terá mais chances de se tornar um consumidor fiel.

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

Antes de mais nada, ele atrai leads muito qualificados. Em vez de se comunicar com pessoas que não têm o menor interesse nos seus produtos e serviços, usando o Inbound, você fala com quem já demonstrou algum interesse no que você tem a oferecer.

Outra grande vantagem é referente ao preço. Anúncios nas mídias convencionais podem ser muito caros, mas a Internet tem ferramentas completamente acessíveis, tornando o Inbound Marketing mais barato do que o Outbound Marketing.

Podemos citar também a vantagem de utilizar o marketing não apenas com o objetivo de vender mais. O Inbound também tem potencial para colaborar com o fortalecimento da imagem institucional, dar mais autoridade a uma empresa e criar mais engajamento dos clientes com uma marca.

Em resumo, o Inbound Marketing está ao alcance de empresas de todos os portes e orçamentos, conquista a atenção das pessoas sem precisar interrompê-las e atrai o interesse de um público específico. Por isso, ele é tão poderoso e praticamente indispensável!

Quer ficar por dentro do assunto? Curta nossa página no Facebook para não perder nada!