Saiba como o jornalismo corporativo pode integrar sua estratégia de marketing

Jornalismo corporativo: o que é e como funciona?

Você precisa encontrar mais clientes e desenvolver uma boa estratégia de marketing, mas não sabe por onde começar? A dica é pensar no jornalismo corporativo, também chamado de jornalismo empresarial.

A ideia é ter uma abordagem ampla e focada no negócio, que permite fortalecer a marca perante os clientes, além de ajudar na atração e retenção com mais facilidade. Surgido como uma evolução das atividades jornalísticas executadas dentro das empresas, o profissional dessa modalidade atua de maneira estratégica e as alinha de modo inteligente aos outros setores.

Pensando nesse contexto, neste post vamos mostrar o que é o jornalismo empresarial, como funciona e quais são benefícios para a organização. Acompanhe!

O conceito de jornalismo corporativo

A ideia dessa abordagem é repassar notícias a respeito das empresas, indicando questões sobre o mundo dos negócios e as condições do mercado. Assim, esse tipo de jornalismo visa o planejamento da comunicação institucional.

No entanto, suas funções vão além. Abrangem:

  • marketing;
  • assessoria de imprensa;
  • comunicação corporativa, organizacional e institucional;
  • business;
  • representação de marca/branding.

Dessa forma, o jornalismo empresarial tem como objetivo prospectar a imagem da empresa, bem como protegê-la e divulgá-la. O profissional também é responsável por analisar as mudanças do mercado e repassá-las aos clientes de maneira simples.

O funcionamento do jornalismo corporativo

Essa função pode ser exercida por um profissional específico ou por uma agência. Nesse contexto, o contratado elabora as atividades de comunicação da empresa e se torna uma espécie de executivo da informação, porque está em contato direto com a direção para conhecer as ações estratégicas futuras.

A partir disso, faz o alinhamento das atividades com os outros setores e consegue realizar diferentes tarefas, como antecipação de pautas e produção de conteúdos mais específicos e de qualidade.

Também vale salientar a importância da assessoria de imprensa para a realização dessas atividades. Esse é o elemento-chave do jornalismo empresarial, porque envolve endomarketing e relações públicas.

Assim, as agências que atuam com assessoria — como é o caso da Catirina — focam no intermédio, ou seja, no relacionamento entre empresa e seus clientes ou com a imprensa. Entre os resultados estão: estreitamento e fortalecimento das relações, realização de entrevistas e a divulgação de notícias sobre a organização com abordagens e temas relevantes para a sociedade.

Por exemplo: uma faculdade ou um colégio consegue emplacar uma pauta sobre uma ação de arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos ou livros para doação. Essa atitude, com certeza, tende a ser bem-vista pela sociedade e reforça a importância da instituição nesse contexto, além de também fortalecer seu papel social.

Por todas essas características, diversas marcas usam o jornalismo empresarial como estratégia. Entre elas estão: Ambev, Starbucks, Grupo Pão de Açúcar, BRF Foods (proprietária das marcas Sadia e Perdigão, entre outras), etc.

Os benefícios de utilizar essa estratégia

A principal finalidade da estratégia de comunicação corporativa é garantir que a empresa seja divulgada e vista pela sociedade. Existem 3 principais vantagens ao adotar essa abordagem:

Crescimento da organização

O investimento no jornalismo empresarial cria e/ou fortalece a identidade do negócio. Com isso, a organização se torna mais conhecida e tem mais chances de reconhecidamente fazer parte desse segmento.

Valorização da marca

Essa pode ser uma consequência do trabalho executado. Afinal, marketing e assessoria de imprensa atuam em conjunto para promover ações que permitem atingir esse objetivo.

Aumento da transparência da empresa perante o público

Os clientes conhecem as informações sobre a organização por meio de releases, notícias, matérias e reportagens. Essa é uma forma de estabelecer confiança e deixar claro que há transparência no processo. Ou seja, há uma valorização principalmente da integridade da marca.

Entendeu por que apostar no jornalismo corporativo é uma boa ideia para o seu negócio? Se você quer fortalecer a sua empresa, atrair mais clientes e consolidar sua marca no mercado, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!