Como você está mensurando os seus resultados?

Mensuração de resultados: como saber se minha estratégia está indo bem?

Muitas empresas acabam optando em cortar a verba de marketing por não compreender os resultados que as estratégias estão lhe trazendo — e a única maneira de comprovar esses resultados é através da mensuração de resultados.

Por não entender como fazer, quais são as ferramentas disponíveis ou por falta de uma estratégia sólida, a mensuração desses resultados é feita de maneira muito intuitiva e pouco profissional.

Acompanhe nossa postagem e descubra como essa atividade pode trazer grandes benefícios à sua empresa!

Por que a mensuração de resultados é importante?

A resposta parece simples, não é? É para saber qual foi o resultado obtido com cada investimento, mas vai muito além disso!

A mensuração de resultados permite ao gestor ou agência de marketing identificar de maneira quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação realizada e, se necessário, embasar a tomada de decisões de ajuste — ou mesmo de cancelamento — de uma ação.

Boas decisões são tomadas somente se forem embasadas em números reais e estatísticas sólidas. Do contrário, é tudo especulação e pode levar a decisões erradas.

Como mensurar os resultados?

Antes de definir o que será analisado, é fundamental que se tenha claro quais foram os objetivos definidos no planejamento.

Se o cliente busca o aumento de visibilidade no ambiente digital, você utilizará uma métrica, mas se o objetivo for o aumento nas vendas, você deverá utilizar outra. O que vai definir qual a métrica a ser utilizada é o objetivo.

O segundo passo é conhecer as ferramentas disponíveis para avaliar as ações e estratégias. Nesse momento, o profissional pode lançar mão do ROI (Return on Investiment) para saber qual foi o retorno financeiro que uma ação gerou em relação ao valor investido, por exemplo.

A definição de KPI’s (Key Performance Indicator) na etapa do planejamento é algo que facilita, e muito, a coleta de informações e a análise do desempenho de uma determinada ação pois, por meio deles, se estabelece um cenário preditivo de desempenho.

Algumas informações podem ser retiradas das próprias plataformas utilizadas, como o Facebook e as ferramentas de disparo de e-mail marketing, por exemplo.

Quando mensurar resultados?

Muitas empresas realizam a mensuração apenas no final do projeto, a fim de avaliar qual o resultado obtido, mas isso é um grande erro que pode fazer com que você perca muito dinheiro.

O ideal é que o acompanhamento do desempenho seja realizado de forma periódica, mesmo que as ações não tenham sido concluídas.

Esse tipo de postura permite avaliar se alguma ação não está alcançando o resultado esperado e ajustá-la para melhorar o seu desempenho.

Para auxiliar no processo de mensuração, é interessante que o gestor utilize a matriz PDCA (Plan, Do, Check and Act – Planejar, Executar, Checar e Agir). Por meio dessa matriz, o gestor conseguirá realizar o processo de acompanhamento contínuo de cada ação.

Para finalizar, devemos frisar que elaborar um bom relatório também é essencial: um relatório bom não melhora dados ruins, mas um ruim pode estragar dados bons. Então, muito cuidado quando for montar o seu!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como realizar a mensuração de resultados, nos conte um pouco de suas experiências: deixe suas opiniões ou dúvidas nos comentários e participe com a gente!