O que é buzzmarketing e qual sua importância nas estratégias digitais?

Em um momento em que a internet é um espaço repleto de anúncios de diversos tipos, além do crescente volume de usuários com AdBlocker em seus navegadores, entender o que é buzzmarketing e como ele funciona pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se manter no mercado.

O buzzmarketing pode ser definido como um conjunto de técnicas para, literalmente, colocar as pessoas para conversar sobre a sua marca. É aplicado de maneira bem simples: conquista-se consumidores, deixando-os entusiasmados com a nova descoberta, e eles mesmos se encarregam de iniciar essa conversa — sobre a sua marca — com outras pessoas.

De forma simplificada, é o bom e velho “boca a boca”. Essa forma de espalhar a mensagem, assim como o alcance do agente influenciador que o difunde, aumentaram consideravelmente com a internet, as redes sociais e, é claro, o marketing digital.

Segundo o publicitário Mark Hughes, existem seis tipos de assuntos que funcionam como verdadeiros “botões de buzz” e que, quando ativados, é quase certo que as pessoas vão se interessar e discutir sobre. Continue a leitura e descubra quais são.

Tabu

Esse botão é ativado, principalmente, quando a sua campanha fala sobre algo realmente controverso, em que as pessoas podem – e provavelmente vão – escolher lados e começar a debater de maneira mais calorosa sobre o determinado assunto.

No momento atual do Brasil, é possível citar uma série de assuntos com essa característica: política, sexualidade, movimentos sociais etc.

Incomum

O botão do incomum funciona quando somos impactados por algo que foge aos padrões que conhecemos. É basicamente uma novidade, mas geralmente esse é ativado quando o produto, serviço ou indústria é realmente inovador.

Alguns exemplos recentes no Brasil são Uber e Netflix, serviços que revolucionaram seus segmentos e são constantes assuntos nas redes sociais e encontros pessoais.

Extraordinário

Um dos mais complexos botões para se utilizar, o extraordinário é ativado sempre que vemos algo surpreendente. A satisfação fica evidente e é quase impossível não ficar maravilhado com produtos ou serviços desse tipo.

Chocante

Provavelmente o mais comum dos botões do buzzmarketing. É ativado por qualquer coisa que cause um choque e, sob diversos pontos de vista, gere comentários. Quanto mais chocante, maior o impacto.

Hilário

O botão do hilário talvez seja o mais simples de se ativar, devido ao fato de praticamente não apresentar risco para a empresa. Esse botão é ativado por qualquer coisa que nos faça rir, pois, naturalmente, somos atraídos por aquilo que desperta esse tipo de reação.

Segredo

O ser humano é curioso, busca sempre novas descobertas e conhecimentos e adora vasculhar pistas de segredos supostamente bem guardados. Mais do que isso, adoramos ver um segredo ser revelado.

O botão do segredo é muito eficaz e não é a toa que se faz tanto buzz – podemos chamar de barulho, também – para um lançamento de um filme, seriado, ou mesmo sobre algum novo produto ou serviço que será lançado no mercado.

É claro que, assim como em toda ação de marketing, antes de ser aplicado, é necessário um planejamento consistente de como usar estratégias de buzzmarketing para atrair novos clientes e consumidores. Só assim será possível extrair todo o potencial desse tipo de ação.

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