O que é o Google Adwords e como ele funciona? Entenda aqui!

Com a briga acirrada por atenção em todos os meios digitais, saber maneiras diferentes de alcançar as melhores posições nos buscadores é fundamental para conseguir se destacar mais rapidamente. Por isso, entender o que é o Google AdWords e como usá-lo em sua estratégia se torna cada vez mais importante.

Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar, a maioria não sabe ao certo como ele realmente funciona. Tampouco quais os benefícios que ele pode trazer para as empresas que decidem investir nessa ferramenta.

Nesse post, você verá o conceito definido de Google AdWords, como ele funciona, seus benefícios e seus desafios. Confira a seguir!

O que é o Google AdWords?

O AdWords é, basicamente, a plataforma de links patrocinados do Google. Com ele, é possível exibir anúncios para os usuários do buscador quando uma busca é realizada. Os anúncios são exibidos na página do Google e de seus parceiros de pesquisa.

Na rede de pesquisa, os anúncios aprecem para os usuários que realizam buscas, sempre relacionando o conteúdo dos anúncios com os termos (palavras-chave) pesquisadas. Assim, garante que publicidade será apresentada apenas para os usuários que tem interesse naquilo que está sendo promovido.

Como o AdWords funciona?

Todos os anúncios no AdWords são pagos através de um valor chamado CPC (ou, custo por clique). Esse valor é definido de acordo com um leilão realizado pelo próprio Google sempre que uma busca é realizada, ou que uma publicidade gráfica (banner) tem possibilidade de aparecer.

O CPC não tem um valor fixo, uma vez que ele é definido toda vez que uma pesquisa é realizada, e pode acabar variando de acordo com diversos fatores. No entanto, o anunciante pode definir qual o valor máximo que está disposto a pagar por um clique em seu site, e isso afetará naturalmente a sua disposição nos leilões que serão realizados.

Outros aspectos que influenciam no leilão, além do CPC, são: qualidade do anúncio, qualidade do site de destino, qualidade da palavra-chave, entre outros. Tudo isso formam um índice de qualidade (AdRank), que é usado ao lado do CPC para definir a posição dos anúncios em cada busca realizada.

Quais os principais benefícios de usar o Google AdWords?

Controle de orçamento

Diferentemente das mídias tradicionais, onde se paga um determinado valor para que seu anúncio seja publicado, no AdWords você pode controlar 100% de seu orçamento. É possível começar sua campanha, por exemplo, investindo poucos reais por dia, e escalar esse investimento conforme com os resultados alcançados.

Isso deixará seu planejamento de marketing muito mais assertivo, e menos suscetível a erros.

Agilidade

Presente na maioria das estratégias de marketing digital, a agilidade é um fator importante do AdWords. É possível criar a sua conta, cadastrar seus dados de pagamento e campanhas, e ativar seus anúncios em apenas poucas horas. A mesma agilidade também vale para os ajustes, que podem ser realizados em poucos cliques.

Mensuração de resultados

Todas as ações realizadas no Google AdWords são mensuráveis. Desse modo, é possível acompanhar seus KPIs constantemente para avaliar se a campanha está tendo os resultados esperados ou se é necessário fazer ajustes.

E os principais desafios?

Atingir o cliente

Em meio a tantos anúncios, é fundamental criar textos que sejam atraentes e resumam sua proposta em poucas palavras. A criatividade é um fator-chave para se ter bons resultados no Google AdWords.

Relevância

A tendência de quando fazemos um anúncio, é querermos que ele seja o mais visualizado possível, certo? No AdWords, se trabalha no sentido contrário. O importante aqui é aparecer só para os usuários que têm, efetivamente, interesse em seu negócio, de forma a otimizar seu orçamento.

Planejamento

Embora uma campanha de Google AdWords possa ser configurada em poucos minutos, o planejamento que envolve sua criação deve ser feito com cuidado. Por isso, o ideal é contratar uma agência especializada na gestão de campanhas de Google AdWords para ajudá-lo nessa missão.

Agora você já sabe um pouco mais sobre links patrocinados e, principalmente, o que é o Google AdWords, que tal aproveitar e conferir nosso e-book exclusivo para aprender sobre uma outra ferramenta de links patrocinados, o Facebook Ads? Baixe agora mesmo!