Por que usar vídeos na estratégia de marketing para redes sociais?

As informações são produzidas e consumidas cada vez mais rápido na internet. Com a facilidade do acesso mobile e as novas funcionalidades das redes sociais, o conteúdo audiovisual tem ganhando a atenção dos usuários.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Cisco aponta que os vídeos serão responsáveis por 85% do tráfego de internet no Brasil até 2020. Diante dessa realidade, a produção de vídeos tornou-se uma ótima forma de atrair a atenção do consumidor nas redes sociais. Neste artigo, vamos mostrar as vantagens dessa estratégia de marketing. Acompanhe!

Aumenta o alcance da marca

Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, o acesso à internet por meio de smartphones já ultrapassou o uso de computadores. Essa mudança de comportamento do usuário influenciou diretamente o aumento do consumo de vídeos. De acordo com uma pesquisa do Google, os brasileiros consomem 39 horas de vídeo por semana e 55% desse conteúdo é consumido em smartphones.

Isso significa que produzir esse tipo de conteúdo para as redes sociais é uma forma de aumentar o alcance da sua mensagem. E que ela poderá ser visualizada de qualquer lugar em dispositivos móveis. Uma dica é incluir legenda nos vídeos, o que possibilita o entendimento das pessoas que não podem utilizar o áudio no momento ou possuem dificuldades auditivas.

Transmite as informações rapidamente

A timeline do consumidor é repleta de informações de amigos, de entretenimento, de empresas e até mesmo da sua concorrência. Para se destacar, é necessário criar um conteúdo que chame a atenção e passe a mensagem da marca rapidamente.

As pessoas não têm muita paciência para ler na internet, a não ser que o texto realmente seja necessário e conquiste a atenção nas primeiras linhas. O vídeo é um formato de conteúdo que consegue envolver o consumidor mais rápido, já que trabalha a visão e audição ao mesmo tempo.

Vale lembrar que essa estratégia de marketing pode ser produzida em diversos formatos, como anúncio, depoimentos, apresentação de produtos/serviços, tutorial, motion graphics, entre outros. Independentemente da escolha, o conteúdo em vídeo é consumido mais facilmente pelo consumidor, já que exige menos esforço.

Ajuda na conversão de vendas

As pessoas costumam pesquisar na internet antes de escolher uma marca, seja online ou offline. Além do Google, as redes sociais também podem influenciar muito a decisão de compra, principalmente quando disponibilizam vídeos. Segundo a pesquisa do Google que citamos há pouco, 43% das pessoas usam o YouTube como primeira fonte de informação sobre os produtos.

Inclusive, quando falamos de vendas, o mobile e os vídeos continuam a apresentar uma relação direta. Os dados do levantamento da empresa apontam ainda que 51% dos usuários que consomem vídeos por meio do smartphone sentem-se mais conectados com as marcas que oferecem vídeos mobile.

O conteúdo audiovisual está cada vez mais presente na vida do consumidor, que busca na internet informação e rapidez para tomar as decisões no dia a dia. Neste artigo, mostramos alguns motivos para usar os vídeos como estratégia de marketing nas redes sociais.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!