Quais as vantagens do Marketing Digital para pequenos negócios?

Quais são as vantagens do marketing digital para pequenos negócios?

Apesar de não ser algo novo, o marketing digital pode ser uma ferramenta inovadora para os pequenos negócios. Em um cenário de alta competitividade entre as marcas, seus benefícios tornam-se bastante relevantes para alavancar resultados.

Além de ser uma forma muito eficiente de expor os produtos e serviços ofertados pela empresa, o marketing digital ainda melhora a comunicação com os clientes. Por essas e outras razões, separamos aqui os principais benefícios e vantagens de utilizar o marketing digital em pequenos negócios.

Confira!

1. Melhorar a presença online

A empresa que tem presença online facilita que seu público encontre de forma ágil seus produtos ou serviços em ambiente virtual. Em um contexto em que os sites e aplicativos para dispositivos móveis são indispensáveis, não ter presença digital é uma condição quase igualada à inexistência da empresa no mercado.

E, ao mesmo tempo, apenas existir no mundo online não é o suficiente. Afinal, um canal mal administrado pode cair no esquecimento ou prejudicar a imagem da empresa.

É por esse motivo que o marketing digital torna-se tão importante para os pequenos negócios, pois permite que eles sejam vistos e constantemente lembrados por suas atualizações.

2. Aprimorar o relacionamento com o cliente

As vantagens decorrentes do marketing digital não se limitam apenas a atrair novos clientes: elas priorizam a manutenção do relacionamento com os já existentes.

Certamente, o deslocamento de um cliente até a sua empresa, com o intuito de tirar alguma dúvida ou receber um atendimento mais simples, levaria muito mais tempo do que um contato por alguma mídia social ou pelo canal de atendimento do site, por exemplo.

Por isso, aprimorar o relacionamento com o cliente fica muito mais fácil quando existem meios digitais que facilitam a comunicação.

Outro ponto muito positivo é que toda entrega realizada em meio digital pode ser mensurada, gerando um histórico de consumo de cada cliente. Assim, torna-se descomplicado segmentar e produzir conteúdos mais relevantes para cada grupo de clientes, de acordo com os seus interesses.

3. Trazer autoridade para a marca

Entregar um produto ou serviço de qualidade deixou de ser um diferencial e tornou-se algo essencial para quem quer permanecer no mercado.

Se o objetivo do seu negócio é melhorar a experiência do cliente e fortalecer a sua marca por meio do valor gerado, você precisa começar a pensar em marketing de conteúdo.

Uma das formas de mostrar que você domina o mercado na área em que atua é fornecendo conteúdo estratégico para atrair visitantes. Para que a empresa possa tornar-se referência e passar a formar opinião, é essencial que ela seja capaz de gerar soluções práticas para os seus clientes, seja por meio de:

  • textos;
  • fotos;
  • vídeos;
  • podcasts.

4. Possuir excelente custo-benefício

Apesar de possuir inúmeras vantagens, o marketing digital não costuma extrapolar o orçamento da empresa. Contrária às estratégias convencionais de propaganda e acesso ao cliente — tais como rádio, revistas, jornais, panfletos e a própria televisão — a internet surgiu como uma possibilidade de divulgação muito mais eficaz e barato. Por essa razão, o custo baixo acaba sendo mais um benefício do marketing digital.

Não há uma quantidade mínima de investimento para que as ações de marketing digital gerem resultados, visto que alguns recursos são gratuitos, como a divulgação por e-mail e pelas redes sociais ou, mesmo, por meio da busca orgânica do Google. Além de proporcionar contato e interação com o cliente, a marca só tende a se fortalecer com o passar do tempo, caso consiga estender essa relação.

Outro aspecto favorável é a tendência de que cada vez mais pessoas desenvolvam o hábito de consumo consciente de informações pela internet. Assim, ao ofertar um conteúdo relevante e conquistar assinantes no blog, seguidores no canal, leads e muito mais, a empresa acaba construindo um ativo importante de marketing, que possibilitará aperfeiçoar sua relação com os clientes.

Aqui vão algumas sugestões de investimentos com bom custo-benefício, que não podem ficar de fora da sua estratégia:

  • investimento em links patrocinados em site de busca como Google;
  • Facebook ads;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • mídias sociais.

Quer saber mais sobre como levar o marketing digital para a sua empresa? Entre em contato conosco e deixe-nos ajudá-lo!