Quer motivar sua equipe em 2018? Veja 5 ações que você pode praticar

Em momentos de instabilidade econômica e forte competitividade, é muito comum os gestores se depararem com colaboradores desmotivados e sem engajamento com o trabalho. Quando os funcionários estão tristes ou pouco motivados, o ambiente fica mais pesado, prejudicando a produtividade individual e de toda a empresa.

Por isso, a maioria dos diretores e gerentes busca constantemente reverter situações adversas, tentando ajudar os funcionários a resolver problemas e mantê-los animados e engajados com suas atividades.

Selecionamos, então, 5 ações que você não pode deixar de praticar neste começo de 2018 para motivar uma equipe e manter sua empresa em alta performance. Confira!

1. Reconheça o trabalho

Uma das melhores formas de motivar uma equipe é reconhecendo o trabalho realizado e os resultados alcançados. Infelizmente, grande parte dos gestores só cobra resultados e delega tarefas, tomando uma postura que faz com que os funcionários fiquem sobrecarregados e desmotivados.

Portanto, para manter o time engajado e sempre buscando apresentar bons resultados, é fundamental que os gestores saibam elogiar e reconhecer todo trabalho bem realizado.

2. Inspire os funcionários

O gestor deve ser um exemplo para a equipe, ou seja, ser o primeiro a buscar resultados, bater metas e apresentar engajamento com o trabalho. Esse posicionamento é uma forma simples de motivar uma equipe, visto que todos os funcionários irão se inspirar no líder, dedicando-se a suas tarefas como ele.

3. Desafie o time diariamente

Além de ser uma inspiração e saber reconhecer o time, os gerentes e diretores precisam ao mesmo tempo saber desafiar o time. Impor desafios para a equipe faz com que ela tenha que se superar para solucionar os problemas apresentados. Isso não somente mantém a equipe motivada, mas também faz com que ela esteja sempre em busca de resultados para a empresa, melhorando sua performance.

4. Estipule metas

Outra maneira simples de motivar uma equipe e aumentar a produtividade da empresa é por meio da clara definição de metas a serem alcançadas e do uso de KPI (Indicadores-chave de performance). Quando os gestores determinam objetivos, os colaboradores trabalham dedicados para alcançá-los, e com isso, permanecem motivados e engajados com o trabalho.

As metas são também uma forma de desafiar os funcionários e mensurar o desempenho da empresa. Porém, deve-se ter bastante cuidado ao estipulá-las. Definir metas impossíveis de serem alcançadas pode provocar o efeito contrário no time, desmotivando-o bastante.

5. Recompense os funcionários

Como foi mencionado, é muito importante que todo gestor saiba reconhecer os colaboradores, afinal esse é um dos principais fatores de motivação para uma equipe. Nesse sentido, uma dica para reconhecer os funcionários é por meio de recompensas.

As recompensas podem ocorrer de várias formas, desde um almoço ou jantar especial e entrega de brindes, até a oferta de bônus ou a liberação para folgas. O mais importante é que os gestores saibam que todas as pessoas esperam ser reconhecidas por metas batidas e resultados alcançados. Quando isso acontece, a equipe fica ainda mais motivada e as chances de melhores resultados são ainda maiores.

Aprendeu o que deve ser feito para motivar uma equipe? Agora não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!