3 dicas para se aproximar dos seus stakeholders

Relacionamento com stakeholders: 3 dicas para se aproximar desse público

Em tempos de alta competitividade em praticamente todos os segmentos do mercado, as empresas que anseiam pelo sucesso precisam conhecer bem o seu público e investir em novas formas de atraí-los e fidelizá-los. Dentro desse contexto, apostar em um bom relacionamento com stakeholders é fundamental.

Esse conceito vem se difundindo entre os mais diversos negócios e compreende consumidores que são de extrema importância para que qualquer organização consiga obter bons resultados ao final do mês. Ficou interessado? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o conteúdo a seguir!

O que são stakeholders?

Stakeholders são clientes considerados estratégicos para uma empresa. Em suma, o termo diz respeito a uma pessoa ou um grupo de pessoas que têm um interesse específico em uma determinada empresa ou mesmo um segmento. Traduzindo do inglês, “stake” significa interesse e “holder” quer dizer aquele que possui.

É um conceito bastante difundido nas áreas de comunicação, tecnologia da informação e marketing, cujo objetivo é designar um público mais importante para o planejamento estratégico ou o plano de negócios da marca. Dessa forma, um stakeholder pode ser cativado positivamente, dependendo das políticas e da forma de atuação da companhia.

Como melhorar o relacionamento com stakeholders?

1. Invista na comunicação

O primeiro passo para um bom relacionamento com stakeholders é investir em uma comunicação adequada, próxima e consistente com esse público. É preciso ter em mente que, mesmo nos dias de hoje, a propaganda boca a boca ainda é extremamente eficiente e, por isso mesmo, você não pode abrir mão de deixar esse público satisfeito.

Muitos deles poderão ser defensores da sua marca, mas só farão isso se você conseguir atender aos seus anseios, demandas e expectativas. Portanto, jamais deixe essas pessoas de lado.  Estabeleça um contato próximo, de forma que eles ajam como promotores da sua imagem perante seus círculos sociais, trazendo mais clientes para você.

2. Marque presença digital

Os clientes estão em todos os lugares e a internet é uma excelente maneira de atingi-los em cheio. Dentro desse contexto, marcar uma presença digital de qualidade é fundamental para um bom relacionamento com stakeholders. Invista no marketing digital e em estratégias que possam contemplar o universo virtual.

Construa um site bem elaborado, mantenha perfis nas principais redes sociais (sobretudo o Facebook e o Instagram) e cogite ter um blog com postagens constantes relacionadas aos seus produtos e com a sua área de atuação. São estratégias de baixo custo, mas que possuem ótimos resultados em médio e longo prazos.

3. Ofereça promoções exclusivas

Por fim, oferecer promoções exclusivas é uma ótima forma de aprimorar o seu relacionamento com stakeholders. Ao identificar com precisão quem são esses clientes, crie métodos para recompensá-los pela preferência, fazendo com que se sintam satisfeitos e motivados a defender a sua marca.

Uma boa ideia é a implementação de um programa de fidelidade. Outra ação interessante é proporcionar cupons de desconto para compras futuras ou mesmo vantagens como frete grátis para compras acima de determinado valor.

Essas são algumas maneiras de melhorar seu relacionamento com stakeholders. Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário aqui no blog!