O endomarketing objetiva melhorar a imagem da empresa para seus colaboradores, de modo a motivar e otimizar o relacionamento com a equipe.

Você realmente entende o poder do Endomarketing?

Você sabe o que é endomarketing? Pode-se dizer que é o conjunto de estratégias de marketing institucional aliado às técnicas de recursos humanos e voltado apenas para ações internas na empresa, com o objetivo de melhorar a imagem dessa para seus colaboradores, de forma a motivar a equipe e otimizar o relacionamento com os funcionários.

Ações de endomarketing podem variar desde preparar algo especial para comemorar mensalmente com os aniversariantes, promover campanhas internas que estimulem o trabalho em equipe ou a criatividade, até promover a visita de familiares ao ambiente de trabalho em datas comemorativas.

São inúmeras as possibilidades, mas o que motiva as empresas a aplicarem o endomarketing? Veja abaixo algumas razões que mostram o poder dessa estratégia!

1. Reduzir a rotatividade

Quando os colaboradores têm a percepção de que estão em um bom lugar para se trabalhar, a taxa de rotatividade diminui. Sendo assim, os talentos permanecem na companhia, pensando duas vezes se vale a pena sair quando recebem uma proposta em outra empresa.

Além disso, de acordo com o artigo Employee Turnover: It’s Costing You More Than You Think da G&A Partners, o custo de rotatividade de um funcionário pode chegar a até 150% do seu salário anual.

2. Aumentar a produtividade

Segundo um estudo da Aberdeen Group, 60% das empresas líderes em seu ramo afirmam que reconhecer os colaboradores é extremamente valioso para fomentar o desempenho individual. Consequentemente, quando os funcionários se sentem motivados, a produtividade deles aumenta em cerca de 60%, segundo uma pesquisa da Towers Watson.

3. Transformar os colaboradores em embaixadores da marca

Assim como a empresa precisa vender uma boa imagem para o mercado, a preocupação deve ser a mesma quando se pensa nos clientes internos, ou seja, os próprios colaboradores. Afinal, se eles tiverem uma percepção positiva, vão sentir orgulho de trabalhar na empresa e ajudar a disseminar essa boa imagem.

Do contrário, podem influenciar negativamente, impactando não apenas em termos de vendas, mas também na contratação de profissionais. Hoje em dia existem instituições que pesquisam e publicam opiniões de colaboradores sobre as empresas em que trabalham, o que reforça mais ainda a importância do endomarketing.

4. Promover a estratégia da empresa internamente

Muitas vezes os funcionários não sabem estratégias básicas da empresa, as quais são divulgadas para o mercado. Com ações de endomarketing, a empresa faz com que o funcionário adquira a visão do cliente externo, o que acarreta em uma compreensão mais significativa do colaborador em relação ao negócio e, consequentemente, são maiores as possibilidades de identificar melhorias para os produtos e processos.

Assim, é essencial que a empresa tome ações internas para garantir que os seus colaboradores estejam alinhados com a imagem que ela quer passar externamente, de forma a evitar danos à marca. Essas ações podem ocorrer por meio de concursos relacionados aos valores da empresa ou indicando funcionários que tiveram uma boa performance com base nos valores para ganhar prêmios.

Agora que você sabe o que é endomarketing e entende o valor dessa estratégia para a empresa, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros conteúdos como este?