4 formas de criar conexão com o seu público no Instagram

Muitas organizações ou profissionais que utilizam as redes sociais para divulgação de suas marcas, ainda têm como indicador de sucesso o número de seguidores, ou seja, quanto mais seguidores tiver, melhor. Costumamos chamar de métrica de vaidade. Diante de situações assim, sempre fica o convite para a seguinte reflexão: Qual é a finalidade de ter muitos seguidores se esses números não refletirem vendas ou contratação de serviços? 

Mais do que isso, para gerar engajamento e/ou vendas, é importante ter seguidores reais, que te sigam pelo interesse no seu perfil. E, é por isso, que nesse artigo falaremos sobre criar mais conexão com quem te segue. 

Existem quatro aspectos primordiais que, se você colocar em prática no seu dia a dia, com certeza ajudará a gerar essa proximidade. Vejamos a seguir:

 

1.ESCUTE

Para conhecer quem segue o seu perfil, é muito importante escutar a sua audiência para entender o que ela quer e precisa. 

Como fazer isso? Hoje, o Instagram nos dá um leque de possibilidades, que você pode usar e abusar. 

O story, que se tornou uma das principais ferramentas do aplicativo, é uma forma simples e rápida de escutar quem te segue. Abra caixinha de perguntas, faça enquetes, interaja com o público, converse. Pergunte a opinião deles sobre assuntos relacionados a sua empresa.

Sempre use as CTAs (chamada para ação), incentivando o seu seguidor a conversar. Por exemplo: “conta para mim, o que o isolamento mudou na sua vida?”. 

 

2.ENTENDA 

Após o processo de escutar, é necessário estudar e entender o que ele precisa e como você pode ajudar. 

E isso vai desde a construção de conteúdos para sanar dúvidas, até como o seu produto fará a diferença na vida desse seguidor. 

Além disso, é essencial sempre mostrar para o seu público de interesse como você pode ser a solução para os problemas dele. Por exemplo: se você tem negócio sobre gestão administrativa e o seu público te falou que sofre com a gestão de tempo, produza conteúdo sobre produtividade. 

Para além de ajudar com o problema que você ouviu, mostrar que você é autoridade na sua área. 

 

3.APAREÇA 

As pessoas gostam de se relacionar com pessoas, por isso, é importante que o seu seguidor veja que tem alguém por trás daquele perfil. 

Apareça nos stories e no feed. É uma forma de criar proximidade e ganhar a confiança de quem te segue. Lembre-se que, costumamos comprar de quem confiamos. 

E se você tem medo de gravar vídeos, comece aos poucos. Grave um story rápido, depois uma sequência maior e, quando você parar para ver, já estará fazendo até IGTV. 

Dica importante: ao gravar ou até escrever no seu perfil, sempre use o “eu para eu”. Por exemplo, “eu vi que você curtiu aquele post”, ao invés de, “eu vi que vocês gostaram daquela publicação”. A comunicação torna-se mais assertiva, pois você dará a sensação que está falando diretamente com a pessoa. 

 

4.PERSISTA 

Não basta seguir todos esses passos apenas uma vez, mantenha uma frequência. O instagram exige que você seja consistente e persistente nas suas ações para obter bons resultados!

Escutar o seu seguidor deve ser um processo constante, afinal, todo dia aparece um ou outro seguidor novo que busca algo atual. E, consequentemente, você precisa entender esse público também. 

Sempre converse com a sua audiência. O ideal é ter stories todos os dias e manter uma boa presença no feed. 

Por fim, é válido ressaltar que criar essa conexão com a sua audiência não vai ocorrer de uma hora para outra. As pessoas podem demorar para começar a responder e interagir, por isso mantenha a regularidade. 

É um processo e, como de costume, demanda tempo e trabalho. O importante é começar e continuar, que com certeza os resultados aparecerão.