A importância das datas comemorativas na comunicação da empresa

Datas comemorativas no planejamento de marketing: a criação de um vínculo mercadológico

Ao longo do ano somos contemplados com várias datas comemorativas. Algumas passam despercebidas por não terem tanta relevância, e outras ganharam bastante importância, tanto para as pessoas quanto para as empresas.

Embora muitas dessas datas não tenham sido criadas pelo comércio, acabam sendo envolvidas nesse setor pelo valor afetivo que foi sendo acrescido sobre elas, o que gerou volume de vendas.

Da movimentação do comércio ao relacionamento com o consumidor

Por serem épocas marcadas pelo alto consumo, as datas comemorativas são uma grande oportunidade. As empresas podem promover seus produtos e serviços que tenham a ver com o propósito da data. Mas é necessária uma análise sobre qual incluir no planejamento de marketing para que haja sentido.

Porém, existe outro motivo até mais importante para que sejam trabalhadas pelas marcas: o engajamento com o seu público-alvo.

Por terem significância para as pessoas, quando abordadas por alguma empresa em sua comunicação, os relacionamentos se estreitam e um vínculo pode ser formado.

Isso gera relevância para a marca e melhora a sua percepção pelo seu público, mostrando que estão atualizadas e querem estar em cada momento dele. Uma afinidade que gera diferencial e conquista seus clientes.

Quer ver um exemplo?

Um grande exemplo é o São João. Apesar de não ser incentivador de vendas específicas, para algumas regiões, como o Nordeste, é uma sazonalidade bastante importante. E quando instituições presentes na localidade demonstram que reconhecem isso, vendem uma imagem positiva.

Como anda o planejamento quanto ao calendário de datas especiais da sua empresa? Se ainda não trabalha com isso, está na hora de dar o start. É hora de se conectar com o cliente da forma certa. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco!