Instagram Reels: como utilizar o recurso de forma estratégica?

O Instagram Reels, que foi lançado no mês passado aqui no Brasil, chegou como um concorrente direto do aplicativo Tik Tok. A ferramenta, que fica dentro do próprio Instagram foi uma melhoria do “cenas”, recurso que já existia há um tempo no app. 

A principal diferença do Reels para o Cenas é que, enquanto o Cenas só era liberado para stories, o Reels também pode ir para o feed. Inclusive, tem até uma aba no perfil, específica para os vídeos da ferramenta, semelhante ao IGTV. 

Ainda, a promessa é que a entrega dos conteúdos gratuitos do Reels seja maior que o comum no Instagram, que hoje entrega cerca de apenas 2% do conteúdo gratuito. Entende-se que, com isso, a proposta é viralizar os vídeos, da mesma forma que acontece no Tik Tok. 

Por isso, o Reels pode ser utilizado de forma estratégica, pensando em crescer e mostrar mais conteúdos gratuitos. Abaixo, separamos algumas dicas do que você pode criar com a ferramenta: 

Mostre os bastidores 

Mostrar o dia a dia é muito importante para criar proximidade com o seu público. O story já era um grande aliado nisso e, agora, o Reels também pode ajudar. 

É interessante gravar uma encomenda que chegou ou que você vai enviar, detalhes do seu escritório, montagem de algum produto. Enfim, são inúmeras possibilidades esperando pela inovação. 

Momentos de descontração 

O que mais chama a atenção no Tik Tok são os vídeos descontraídos. E a expectativa é que esse tipo de vídeo também apareça no Reels. 

Publicar vídeos nesse estilo também é uma forma de criar conexão com os seus seguidores, afinal, todo mundo gosta de ver coisas divertidas durante o dia. E não precisa ser nada escandaloso, até mesmo o seu trabalho pode proporcionar um momento de descontração para o Reels. 

Contudo, sempre lembre-se de pensar no seu público-alvo antes de produzir esse formato de conteúdo, pois não cabe para todos os perfis. 

Vídeos e áudios originais 

Com o Reels é possível criar áudios originais em que outras pessoas poderão dublar você. E, ainda, servir de inspiração para vídeos. Bacana, né?! 

Enfim, quem não gostaria de ter um vídeo viralizando de forma orgânica? 

Conteúdo informativo 

Conteúdo informativo no Reels? Sim, é possível. 

De uma maneira diferente da publicação normal e formal, no Reels é possível criar conteúdo de forma mais dinâmica. 

O único detalhe é que não pode ser nada muito longo, pois o Reels só permite até 15 segundos de vídeo. Mas, é muito válido para aquela dica ou conselho rápido e direto. 

Como mostramos acima, é possível utilizar o Reels de diversas maneiras e entregando vários tipos de conteúdo. Apostar nessa versatilidade pode ser um jeito de inovar no seu perfil e, ainda, conseguir entregar mais publicações gratuitas. 

O fato é que o Reels já está fazendo muito sucesso. E mesmo sendo um formato de vídeo curto, é super valioso, até porque cada vez mais os seguidores estão recebendo um volume maior de conteúdos e as marcas precisam disputar e despertar a atenção deles. Basta pensar no seu nicho, no seu público-alvo e encaixar a ferramenta da melhor forma. 

O que você achou das nossas dicas? O Reels faz sentido para o seu negócio? Compartilha com a gente aqui nos comentários.