Turbine seu conhecimento na quarentena com cursos gratuitos e online

O Novo Coronavírus espalhou-se e tornou-se pandemia. O que parecia cena de filme de ficção científica virou a sua, a minha, a nossa realidade. Cidades esvaziadas, isolamento social e o home office como opção para milhões de profissionais. E o tempo destinado ao deslocamento num trânsito caótico dos grandes centros ou às baladas se transforma em um período para turbinar seu conhecimento, aprender novas habilidades e aprofundar-se em outras através de aulas e cursos gratuitos e on-line.

O fato é que o mundo mudou radicalmente em menos de 30 dias. As transformações e suas consequências vão permanecer além da quarentena e do período de isolamento social. A Educação a Distância (EaD) já vinha numa curva crescente nas últimas décadas, e devem adentrar nas telas e apps de mais profissionais que buscam qualificações.

O tão famoso home office foi experimentado por empregadores e empregados, que viram o formato outrora distante, agora se tornar realidade através de ferramentas disponíveis para o trabalho a distância e em equipe. Se o time performou bem, mantendo ou aumentando a produtividade, surge um novo modelo de trabalho a ser implementado por parte dos negócios.

Diante do cenário imposto por fatores externos, organizações e empresas de pequeno, médio e grande porte o entenderam e viram nele a chance de gerar conteúdos de valor para o público, aumentar o alcance e o fortalecimento de suas marcas.

Para te ajudar a turbinar seu conhecimento na quarentena e ficar por dentro dessa imensidão de cursos gratuitos e on-line, em diversas áreas, separemos aqui uma sequência de organizações e instituições que disponibilizaram conteúdos no momento.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos gratuitos em sua plataforma de Educação Executiva, durante o período da quarentena. A lista contempla conhecimento nas áreas de Economia e Finanças, Estratégias e Negócios, Lideranças e Pessoas, Marketing e Vendas, Tecnologia e Ciência de Dados.

Ter no portfólio um certificado da FGV é um diferencial, afinal a instituição tem mais de 70 anos de tradição no mercado. E é a primeira brasileira a compor o OEG, Open Education Global, consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos on-line.

ESPM

A Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, lançou durante a quarentena o Pocket Live ESPM, cursos gratuitos, online e curta duração. As aulas estão direcionadas aos temas atuais do mercado e dentro da expertise da ESPM. O aluno pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real.

Ou podem adequar as aulas à sua rotina para assisti-las em outro dia e horário. “A reinvenção da comunicação interna”, “A reputação das empresas e dos empresários em xeque”, “Análise Preditiva de Tendências”, estão entre os diversos temas que serão abordados no Pocket Live ESPM.

Amazon

O e-commerce disponibilizou o download gratuito de centenas de livros com temas em sociologia, política, educação, psicologia, entre outros. O download gratuito está disponível na versão Kindle.

Resultados Digitais

Esse espirito de colaboração está no DNA da Resultados Digitais – RD. A empresa adotou o home officedesde o dia 16 de março, e compartilhou seu Guia de Boas Práticas de Trabalho Remoto para a comunidade. O objetivo era incentivar que as demais empresas também adotassem tais medidas. 

“Fiquem firmes. Fiquem fortes. É um período difícil, mas vamos treinar o nosso olhar para as coisas boas, nos exemplos de solidariedade, nas pessoas que tem feito a diferença, nas manifestações de carinho, e para quem tá produzindo conteúdo tentando ajudar” – Cofundador da RD, André Siqueira.

A empresa liberou 2 cursos gratuitos na RD University. São conteúdos que vão ajudar profissionais com uma visão geral de Marketing Digital (Fundamentos de Inbound Marketing para Gestores) e Vendas (Fundamentos de inside Sales para Vendedores) para que possam se adaptar ou até mesmo seguir carreira nessas áreas. A RD também desenvolveu a ferramenta em código aberto chamada #Matrix, que funciona como um escritório online cuja finalidade é proporcionar interação entre as equipes remotas,

Rock Content

Especializada na produção de conteúdo, a Rock Contentestá ciente dos impactos sociais do momento atual aos profissionais de marketing. Por isso, a empresa decidiu liberar gratuitamente 5 cursos da categoria premium da Rock University.

Para incentivar e acompanhar os estudos dos participantes, eles implementaram uma dinâmica diferente:

  • Liberação semanal dos cursos gratuitos;
  • Networking dos alunos via grupo no Telegram;
  • Conteúdos exclusivos e adicionais aos cursos divulgados nas redes sociais da Rock;
  • Acompanhamento do professor durante a semana para responder dúvidas dos alunos.

Ficou interessado? Então, confere o cronograma de liberação dos 5 cursos gratuitos na Rock University.

Cronograma de liberação dos cursos:

24/03: Curso de Branding
30/03: Curso de Gestão de Mídias Sociais
06/04: Curso de Marketing no Instagram
13/04: Curso de Customer Success
20/04: Curso de Conversion Rate Optmization (CRO)

Sebrae

Referência no auxílio e educação dos micro e pequenos empreendedores, o Sebrae está bem ativo nesse momento. A pandemia, o isolamento social e a suspensão das atividades não essenciais afetaram, principalmente, os pequenos negócios. Deste modo, o Sebrae lançou a campanha “Compre do Pequeno”, incentivando que as pessoas priorizem a compra dos pequenos negócios e comércios.

O Sebrae também disponibilizou consultorias on-line e gratuitas para orientar os empreendedores. Além de cursos e lives diárias (transmissões online em seu canal no Facebook e YouTube) com conteúdos educacionais para os empreendedores em Inovação, Mercado e Vendas, Finanças, Planejamento, Empreendedorismo, entres outros. Acompanhe todas as opções aqui.

Keep Learning School

A escola online de cursos livres para adultos, Keep Learning School, está com o curso de Reaprendizagem Criativa liberado, de forma gratuita, durante o mês de abril. A escola foi fundada pelo requisitado palestrante e professor de criatividade, Murilo Gun. Ele acredita que a Criatividade é o novo inglês e o caminho para você resolver os novos desafios encontrados no mundo atual, que, segundo ele, está na Era Complexa. Na RC – Turma Gravidade Zero as aulas online contam com um método próprio desenvolvido por Murilo Gun. Além do conteúdo, outro diferencial é a conexão proporcionada entre os participantes.

Como tem aproveitado a quarentena para turbinar seu portfólio? Já escolheu quais cursos vai começar agora? Compartilha com a gente nos comentários ou nas redes sociais. Boa aula!